Novos produtos agropecuários brasileiros passarão a ser comercializados no Japão, em Singapura, na Coreia do Sul, no Egito e na Índia.
Com a abertura dos mercados, o agronegócio acumula 460 novas oportunidades desde o início de 2023.
A variedade de produtos é grande: castanha-do-brasil exportada para o Japão; ovos processados para Singapura; carne de aves e coelho para o Egito; além de heparina purificada suína para a Coreia do Sul. O insumo farmacêutico ativo é usado em anticoagulantes.
Na missão da Vice-Presidência à Índia, semana passada, Geraldo Alckmin trouxe, entre outras negociações, o acordo comercial para levar derivados da pecuária brasileira para a indústria de lá.
Esses cinco países já são parceiros comerciais do Brasil. Agora, a relação fica mais forte.
O Japão, por exemplo, importou mais de US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no ano passado. A indústria japonesa tem demanda de ingredientes para panificação, confeitaria e aperitivos.
Já Singapura importa mais de 90% dos alimentos consumidos no país.
A Coreia do Sul, por sua vez, importou quase US$ 3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros no último ano, com destaque para o complexo soja, de cana-de-açúcar, cereais e farinhas.
De janeiro a setembro, as aberturas de novos mercados para a Ásia correspondem a mais de um terço do acumulado deste ano.