A tempestade severa que atingiu Sombrio, no Sul de Santa Catarina, entre a noite de quarta-feira (27) e madrugada de quinta (28) fez a cidade decretar situação de emergência. Ventos de até 100 km/h causaram destelhamentos, quedas de árvores e danos em estruturas, incluindo o quartel do Corpo de Bombeiros.
Na sexta (29) os kits de ajuda humanitária solicitados pelo município à Defesa Civil Estadual foram entregues. Conforme o órgão, estão sendo enviados mais de 3,3 mil telhas para reparos emergenciais.
Apesar da gravidade, ninguém se feriu. Segundo a prefeitura, 28 postes foram danificados, além de galpões e plantações terem sido destruídos. Cerca de 30 mil residências ficaram sem energia elétrica na região.
Os bairros mais atingidos na cidade foram Sanga Negra, São Pedro, Guarita, Januária e São Francisco. Mais de 50 residências foram danificadas, além de indústrias, prédios públicos e o quartel do Corpo de Bombeiros. Um veículo da Secretaria de Educação teve o vidro quebrado.
Conforme a Defesa Civil Regional, as cidades de Passo de Torres, Praia Grande e Santa Rosa do Sul também foram atingidas por chuva forte e ventos.