Início / Agricultura

Cota da China preocupa, mas exportação de carne bovina inicia 2026 em volume recorde

Segundo dados da Secex, o volume total de carne bovina exportado pelo Brasil em janeiro somou 258,94 mil toneladas.

Cota da China preocupa, mas exportação de carne bovina inicia 2026 em volume recorde
Foto: Jaelson Lucas/Arquivo AEN
C.Vale
C.Vale
As cotas de exportação impostas pela China ao mercado global de carne bovina trazem preocupações à cadeia pecuária brasileira, sobretudo porque o país asiático é o maior destino da commodity nacional, apontam pesquisadores do Cepea. Entretanto, o ano começa confirmando as perspectivas de que a demanda externa pela carne bovina brasileira seguirá em crescimento, mesmo nesse cenário desafiador. 

Segundo dados da Secex, o volume total de carne bovina exportado pelo Brasil em janeiro somou 258,94 mil toneladas, um recorde para o mês, superando o até então melhor início de ano, registrado em 2025. 

A China foi destino de 46,3% do total escoado pelo Brasil em janeiro, porcentagem próxima da média de 2025, que foi de 47,67%. Assim, caso o ritmo de embarques verificado em janeiro para a China seja mantido, o Brasil deve completar sua cota em setembro. 

Pesquisadores do Cepea lembram que a cota brasileira para a China é de 1,106 milhão de toneladas para o ano, e, apenas em janeiro, já foram enviados ao país asiático 119,63 mil toneladas (este foi, inclusive, o maior volume escoado à China para um mês de janeiro).
Primato
Primato