Início / Geral

Destelhamentos, queda de árvores e muros: tornado em São José dos Pinhais causa estragos

Guatupê foi o bairro mais atingido e duas pessoas ficaram feridas.

Destelhamentos, queda de árvores e muros: tornado em São José dos Pinhais causa estragos
Ponto.com
Ponto.com

O Corpo de Bombeiros divulgou um balanço dos estragos provocados por um tornado que atingiu São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no sábado (10). Segundo a corporação, entre 250 e 300 residências foram afetadas por destelhamento e duas pessoas ficaram feridas. Assista acima.

Conforme os bombeiros, uma vítima sofreu ferimentos moderados e outra teve ferimentos leves.

O bairro Guatupê foi um dos mais atingidos pelo fenômeno. Na região e em outros bairros próximos, as equipes registraram quedas de árvores, danos à rede elétrica, desabamento de muros e a queda de telhado e pilares de uma empresa.

Ao todo, duas famílias ficaram desalojadas. Para atender os moradores atingidos, os bombeiros e a Defesa Civil entregaram 92 lonas para famílias da região.

Em nota, a Prefeitura de São José dos Pinhais informou que atua no atendimento às ocorrências registradas e realizam vistorias técnicas, com o objetivo de avaliar riscos estruturais e definir as medidas necessárias para assegurar a segurança dos moradores.

"A Prefeitura de São José dos Pinhais permanece com monitoramento contínuo e equipes de prontidão, e seguirá acompanhando a situação, adotando todas as medidas necessárias para minimizar os impactos e prestar o suporte adequado à população", diz a nota.

Nuvem em formato de funil
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), uma grande nuvem em formato de funil assustou os moradores, que fizeram imagens que mostram pedaços de galhos e outros itens voando em movimentos circulares.

O Simepar avalia os vídeos e meteorológicos para definir qual foi a intensidade do fenômeno.

"O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirma que ocorreu um tornado no bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, no fim da tarde deste sábado (10). A classificação do fenômeno depende de visitas técnicas que serão realizadas ao longo do fim de semana. A análise também inclui dados de radares meteorológicos e dados coletados pela Defesa Civil."

A forte chuva registrada na região também derrubou pelo menos 57 árvores em Curitiba - onde os ventos se aproximaram de 70 km/h ao longo do dia.

Todo o estado do Paraná está sob alerta laranja de tempestades. Emitido pelo Instituto Nacional de Tecnologia, ele avisa sobre o perigo de temporais ainda na manhã deste domingo (11).

O meteorologista Reinaldo Kneib destaca que um dos motivos para os temporais deste fim de semana é a formação de um ciclone extratropical, que atua entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Apesar de não passar pelo Paraná, ele está aumentando a instabilidade no estado.

“A combinação de calor e umidade favorece as chuvas de verão, aquelas chuvas rápidas no período da tarde. Algumas vezes elas vêm associadas com queda de granizo, rajadas de vento moderados e ocasionalmente fortes, e bastante incidência de raios”, detalha.

Durante o domingo, a área de baixa pressão se afasta em direção ao oceano, na altura do litoral uruguaio, mas segue mantendo os índices de instabilidade elevados no Paraná. Por isso, permanece a previsão de temporais com chuva, raios e ventos fortes sobre a maior parte do estado.