O projeto de Equoterapia “Cuidar, Incluir e Transformar Vidas é uma realidade em Nova Santa Rosa. As primeiras sessões do ano tiveram início na manhã desta segunda-feira (05), nas dependências do Parque de Exposições Joia do Oeste. Atualmente, o projeto que iniciou no último mês de novembro, atende 30 crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.
O ato contou com a presença do prefeito em exercício, Roque Lorenzatto, e de sua esposa Ini Lorenzatto, do prefeito Lari Hitz e da esposa Ani Hitz, além da secretária de Assistência Social, Nilse Dockhorn Hitz, do diretor do Departamento de Ação Social e Comunitária, Luiz Carlos de Lima, e do presidente do CMDCA, Paulo Celso da Silva.
SOBRE A EQUOTERAPIA
A equoterapia é um método terapêutico interdisciplinar reconhecido pelos Conselhos Federais de Medicina e de Fisioterapia. Utilizando o cavalo como mediador de estímulos físicos, cognitivos e emocionais, a técnica contribui para o desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, concentração, socialização e autoconfiança, promovendo inclusão social e melhor qualidade de vida aos participantes.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
O projeto é desenvolvido pelos proprietários do Espaço Terapêutico Connection, Evandro Luis Sell, equoterapeuta pós-graduado em Psicologia e Transtorno do Espectro Autista, e Eliziane Batschke Sell, psicóloga e equoterapeuta especialista na técnica ABA.
FINANCIAMENTO E APOIO
A iniciativa é financiada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), por meio do cofinanciamento estadual, conforme a Deliberação nº 013/2025 do CEDCA/PR. O modelo adotado garante sustentabilidade ao projeto e reforça a gestão compartilhada entre o poder público e o CMDCA.





