Em retaliação ao STF, Trump anuncia tarifa de 50% para produtos brasileiros e cita Bolsonaro em carta

"Conheci e tratei com o ex-Presidente Jair Bolsonaro, e o respeitava muito", disse Trump no início da carta enderaçada ao presidente Lula.
© Alan Santos / PR

Foi anunciado na quarta-feira (9), pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que as tarifas dos produtos importados do Brasil saltarão de 10% para 50%, a medida passa a valer a partir do dia 1º de agosto.

O mandatário afirmou que o aumento é uma resposta ao Supremo Tribunal Federal (STF), que, na visão de Trump, tem censurado mídias sociais dos Estados Unidos, o que acaba inibindo a liberdade de expressão dos cidadãos norte-americanos.

O documento foi publicado na rede social que pertence ao político, a Truth Social. A carta aberta aponta que as tarifas podem ser ainda maiores caso o Brasil revide aumentando a cobrança sobre os produtos oriundos dos EUA. “Se por qualquer motivo você decidir aumentar suas Tarifas, então, qualquer que seja o número que você escolher para aumentá-las, será adicionado aos 50% que cobramos”, ameaçou.

O presidente citou ainda os julgamentos que o STF tem feito contra Jair Bolsonaro. “A maneira como o Brasil tem tratado o ex-Presidente Bolsonaro, um Líder Altamente Respeitado em todo o Mundo durante seu Mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma desgraça internacional. Este Julgamento não deveria estar acontecendo. É uma Caça às Bruxas que deve terminar IMEDIATAMENTE!”, disse Trump.

Veja também