Início / Policial

Idoso que levou mil picadas de abelha no PR recebe alta após uma semana

Homem teve lesões musculares graves e passou uma semana internado.

Idoso que levou mil picadas de abelha no PR recebe alta após uma semana
Foto: Valdecir Galvan/RPC
Supermercado Copagril
Supermercado Copagril

O idoso de 68 anos que levou cerca de mil picadas de abelha enquanto cortava a grama do jardim da própria casa em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, recebeu alta após passar uma semana internado. As informações foram repassadas ao g1 pelo Hospital Universitário da Universidade Estadual de Ponta Grossa (HU-UEPG).

Ele precisou ficar hospitalizado porque, devido à quantidade muito elevada de veneno de abelha, desenvolveu "rabdomiólise". A condição faz com que o músculo sofra dano intenso e libere substâncias no sangue que podem sobrecarregar os rins.

Ainda de acordo com o hospital, o homem foi liberado na tarde de segunda-feira (12) após apresentar "melhora significativa" nos exames, ter a função renal preservada e não demonstrar "disfunções associadas".

O ataque das abelhas aconteceu na segunda-feira anterior, dia 5 de janeiro. Duas sobrinhas dele, uma jovem de 25 anos e uma bebê de 11 meses de idade, também foram picadas, mas ficaram bem. A jovem levou cerca de 20 picadas e a bebê, uma.

A situação mais grave foi a do idoso - que, apesar da grande quantidade de picadas, chegou ao hospital consciente, estável, respirando normalmente e sem sinais de choque, segundo o HU-UEPG.

No entanto, após a rabdomiólise os exames de sangue mostraram "sinais importantes" de lesão muscular, confirmando a gravidade do quadro, diz o hospital.

"Diante disso, o paciente permaneceu internado sob cuidados da equipe de clínica médica. O paciente também foi avaliado pela Odontologia Hospitalar, onde foram identificadas apenas lesões leves nos lábios, sem sinais de infecção. [...] Diante da evolução clínica favorável, recebeu alta hospitalar, com orientações médicas e acompanhamento ambulatorial", aponta o hospital.

O ATAQUE
O ataque das abelhas aconteceu na segunda-feira do dia 5 de janeiro, enquanto o idoso cortava a grama do jardim da própria casa em Ponta Grossa.

Segundo familiares, há um enxame na calha da casa há anos, mas nenhum outro incidente havia sido registrado anteriormente.

O idoso conseguiu espantar os animais jogando água, mas acabou levando cerca de mil picadas.

Familiares contaram que ele não é alérgico a ferrão - fato crucial para ele ter sobrevivido.

Primato Supermercado
Primato Supermercado