Início / Política

Lula embarca nesta semana para primeira viagem internacional de 2026

Presidente viaja ao Panamá para Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.

Lula embarca nesta semana para primeira viagem internacional de 2026
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Supermercado Copagril
Supermercado Copagril

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta semana para a primeira viagem internacional de 2026. Com destino ao Panamá, ele participa do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, a partir de terça-feira (27).

A ida ao país também será a primeira do atual mandato. Lula esteve no Panamá em 2007, quando estava no segundo governo.

O encontro é voltado para discutir desafios regionais e avanços em acordos de investimentos, sob condução do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

Além de Lula, são esperados os presidentes Rodrigo Paz (Bolívia), Daniel Noboa (Equador) e José Antonio Kast (Chile). Também devem participar a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley, e o primeiro-ministro da Jamaica, Andrew Holness.

O evento deve reforçar a aproximação do Panamá ao Mercosul. Primeiro país da América Central a se associar ao bloco, o Panamá participa do encontro em meio aos avanços do acordo Mercosul-União Europeia.

A situação da Venezuela desponta como outro ponto de debate entre os líderes durante o encontro. O Brasil critica a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos e considera que a Venezuela está em cenário estável.

O Panamá, por sua vez, defende a ação encabeçada por Donald Trump. No dia da cerimônia de assinatura do acordo entre Mercosul e UE, no Paraguai, o presidente panamenho, José Raúl Mulino, afirmou que a Venezuela precisa de um governo democrático.

Outros compromissos de Lula
Durante a passagem pelo Panamá, Lula deve ter uma reunião com José Raúl Mulino. O presidente brasileiro também deve visitar o Canal do Panamá.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, Lula deve discutir temas como perspectivas econômicas e o papel da América Latina no contexto global, inteligência artificial, comércio, energia, mineração, turismo e segurança alimentar.

“É uma agenda ampla para a discussão sobre os principais desafios da região na área econômica”, disse o embaixador Alexandre Ghisleni, diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Itamaraty.

Viagens de Lula
O presidente planeja reduzir o ritmo de viagens ao exterior em 2026, pelo ano eleitoral, e deve visitar apenas quatro países.

O número é inferior às 16 nações para qual viajou em 2025. Levantamento feito pelo R7 Planalto mostra que foram 52 dias fora do território nacional.

No primeiro ano do terceiro governo, em 2023, Lula passou 75 dias fora do país e visitou 24 nações.

Primato
Primato