Início / Municípios

Prefeitura de Nova Santa Rosa acompanha situação de rompimentos na rede de água do município

A Prefeitura segue acompanhando a situação junto à Sanepar e orienta a população para o uso consciente da água até a normalização completa do abastecimento.

Prefeitura de Nova Santa Rosa acompanha situação de rompimentos na rede de água do município
Supermercado Copagril
Supermercado Copagril

A Prefeitura de Nova Santa Rosa informa que, conforme comunicado da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o nível do reservatório de água do município encontra-se baixo, o que pode ocasionar falta de abastecimento em algumas regiões da cidade.

A situação é consequência do rompimento de uma rede de água ocorrido na noite de quinta-feira (22), na saída para Marechal Cândido Rondon. O dano aconteceu após intervenção no local onde está sendo realizada a implantação da rede de esgoto. O rompimento da tubulação abastecedora foi identificado de forma imediata.

Equipes da Sanepar atuaram durante a noite e a madrugada na localização do problema e na realização do conserto. De acordo com o gerente regional da Sanepar, Donizete Obara, a grande quantidade de água, quanto a água que vazou com o rompimento da rede e considerada perda operacional da estatal.

Ainda segundo o gerente, outro rompimento de rede foi registrado na manhã desta sexta-feira (23), ocasionando a interrupção do abastecimento de água em parte do município.

Por que ocorrem os rompimentos?

Donizete Obara explica que a Sanepar possui o cadastro e o mapeamento das redes de abastecimento, porém muitas delas estão fora do padrão atual, especialmente em regiões mais antigas da cidade. “Essa não é uma situação exclusiva de Nova Santa Rosa. Ocorre em outros municípios também”, destacou.

Implantação da rede de esgoto
A implantação e ampliação da rede coletora de esgoto traz benefícios diretos e significativos à saúde pública. Com o esgoto devidamente coletado e tratado, evita-se a contaminação do solo, dos rios e dos lençóis freáticos, reduzindo de forma expressiva a proliferação de doenças de veiculação hídrica, como hepatite, cólera, diarreia, verminoses e dengue.

O investimento total na obra é de R$ 32.544.000,00, com previsão de conclusão em até dois anos. Ao final, cerca de 85% da população do município será beneficiada com o serviço de esgotamento sanitário. Além dos impactos positivos na saúde, a ampliação da rede contribui para a valorização dos imóveis, melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

A Prefeitura de Nova Santa Rosa segue acompanhando a situação junto à Sanepar e orienta a população para o uso consciente da água até a normalização completa do abastecimento.

Primato
Primato