Uma tempestade com raios matou 26 bovinos na tarde de quinta-feira (8) em Urupema, na Serra de Santa Catarina. O caso aconteceu em uma propriedade na localidade de Rio dos Touros. Não houve feridos.
Segundo a prefeitura, as descargas elétricas atingiram o rebanho durante as chuvas. Morreram 14 vacas e 12 bezerros jovens, que estavam no mesmo espaço.
Um vídeo divulgado pela prefeita Cristiane Muniz, mostra os animais caídos no chão. De acordo com ela, o prejuízo estimado é de cerca de R$ 100 mil e a administração municipal está oferecendo apoio ao produtor.
Município fica a 1.425 metros de altitude
A uma altitude de 1.425 metros, Urupema, registra cerca de 50 geadas e cinco neves por ano, em média, conforme a prefeitura. Com 350.037 quilômetros de extensão, tem 2.656 habitantes, de acordo com Censo 2022, e muita vegetação.
Por ser uma das cidades que mais neva e faz frio no estado catarinense, é conhecida pelo turismo. No inverno, costuma ter todas as estadias lotadas, especialmente próximo a datas com previsão de neve.
Segundo portal do governo de Santa Catarina, são 42 hospedagens registradas no município, entre pousadas, hotéis, casas de campo, cabanas, cama e café, chalés, fazendas, sítios, chácaras e camping.

