Uma microexplosão foi a responsável pela queda do telhado de um posto de combustível em cima de um carro em Gaspar, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na tarde de quinta-feira (8). A informação foi confirmada pela Defesa Civil estadual após a análise das imagens dos estragos (assista acima). Ninguém se feriu.
Conforme o órgão estadual, o fenômeno provocou ventos acima de 100 km/h na cidade. Os acumulados de precipitação ficaram próximos de 50 milímetros em apenas 20 minutos.
A microexplosão ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água em seu interior. Com isso, toda água cai de uma vez, causando forte corrente de vento da nuvem em direção ao chão, concentrada em uma pequena área.
Tempestades em outros pontos
Além da microexplosão, a Defesa Civil confirmou a ocorrência de diversas outras células de tempestade em diferentes pontos do município. Conforme o município, 250 casas foram afetadas e 12 pessoas ficaram desalojadas.
A tempestade severa que atingiu o município teve origem no norte da cidade vizinha de Blumenau e, ao se deslocar ganhou ainda mais intensidade, o que provocou chuva extremamente intensa, informou o órgão.
Queda de estrutura foi filmada
As imagens mostram o posto em meio à chuva. É possível ver a força do vento, que balança as plantas. O temporal vai ficando mais forte, até que mesas e cadeiras são levadas. Em seguida, o telhado despenca e cai em cima de um carro (assista acima).
O empresário Vilmar Soares era o motorista que teve o carro atingido pela cobertura do posto. Ele disse à NSC TV que parou no local justamente para escapar do temporal. “Quem vai adivinhar que um posto vai cair em cima?”, declarou.
Ele era a única pessoa dentro do automóvel e precisou ficar mais cinco minutos devido ao mau tempo.
“Esses materiais todos começaram a voar, e vendaval, chuva, tudo junto”.

