O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou nesta terça-feira (10) que seu governo prepara uma reforma tributária para reduzir 90% dos impostos nacionais.
“Minha equipe está terminando nestes dias uma reforma tributária estrutural que vai reduzir em 90% a quantidade de impostos nacionais e devolverá para as províncias a autonomia tributária que nunca deveriam ter perdido”, afirmou o líder libertário.
O presidente argentino disse esperar que no ano que vem haja uma “verdadeira competição fiscal entre as províncias” para ver qual divisão territorial atrai mais investimentos — o grande anseio do seu governo.
Apesar de 2025 ser um ano eleitoral na Argentina, em que o Legislativo será parcialmente renovado, Milei afirmou que sua administração não aplicará uma política fiscal e monetária expansiva.
“Vamos continuar nosso programa de ajuste para poder diminuir impostos e devolver o dinheiro ao setor privado, e vamos propor uma agenda de reformas profundas”, garantiu.
Entre os anúncios feitos nesta terça, durante discurso no qual fez um balanço de seu primeiro ano de mandato, Milei também afirmou que seu governo irá apresentar, nos próximos dias, um plano nuclear com a construção de novos reatores.
Segundo ele, o plano irá contemplar a investigação das novas tecnologias de reatores pequenos ou modulares.
“O aumento da demanda de energia que a inteligência artificial implica vai gerar no mundo inteiro o ressurgimento da energia nuclear depois de décadas de declive, e nós não ficaremos para trás”, manifestou.