Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Mulheres que cooperam com outras mulheres

Nesta data em específico, as entidades se unem em um mesmo objetivo que é levar esperança e ajuda ao próximo por meio do voluntariado.

O movimento do cooperativismo não tem raça, etnia, nem fronteiras quando o assunto é solidariedade, prova disso são as grandes ações promovidas por todas as Cooperativas do Brasil no Dia C, Dia de Cooperar, celebrado todos os anos no 1º sábado de julho. Nesta data em específico, as entidades se unem em um mesmo objetivo que é levar esperança e ajuda ao próximo por meio do voluntariado.

Assim também aconteceu com Comitê da Mulher que envolve 30 mulheres da Primato, entre cooperadas e colaboradoras, elas viram em outras mulheres um motivo especial para promover a solidariedade. “Escolhemos a Embaixada Solidária, pela a seriedade do projeto e a importância que ele tem na vida das pessoas que são acolhidas neste local, em especial as mulheres. Afinal, elas chegam em sua maioria sem saber falar nosso idioma e com filhos para sustentar”, disse a coordenadora do Comitê da Mulher, Ládia Kliemann.

Advindas de seus países por diversos motivos, com pouco recurso e em alguns casos até sem documentação, as mulheres e seus familiares são acolhidos pela Embaixada Solidária, local onde eles recebem encaminhamento e auxílio a comunidade imigrante que vive na Região Oeste do Estado do Paraná. E nesta quarta-feira, dia 3, receberam um importante reforço nessa missão que é recomeçar a vida em outro país, com a doação de 35 kits de higiene para as mulheres.

“Recomeçar exige esforço, apoio e iniciativa, essa que vocês estão tendo hoje certamente vão contribuir para que uma nova página na história dessas mulheres seja escrita”, disse a fundadora da embaixada solidária, Edna Nunes.

Além da ação promovida pelo Comitê da Mulher, a Primato está participando também de outros movimentos de voluntariado, entre eles a campanha organizada junto a outras Cooperativas de Toledo (Unimed, Sicoob, Sicredi e Uniprime) que pretendem arrecadar alimentos não perecíveis durante o dia 6 de julho em sua rede de Supermercados em prol dos moradores afetados pelo desastre natural ocorrido no Rio Grande do Sul.

Veja também