O Sul do Brasil volta a ficar em alerta para temporais nesta segunda-feira (16) com a passagem de mais uma frente fria sobre os estados da região. De acordo com a Climatempo, devem receber chuvas desde cedo o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná.
Curitiba e Florianópolis devem presenciar um aumento gradual da nebulosidade ao longo do dia. Por lá há mais risco de pancadas de chuvas no fim da tarde. Em Porto Alegre, a previsão é de chuva forte.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Ministério da Agricultura e Pecuária emitiu dois avisos para tempestades para a região Sul. Estão sobre alerta laranja (perigo) e possuem previsão de chuva de até 100 mm, rajadas de vento de até 100 km/h e queda de granizo as regiões abaixo:
- Serrana;
- Oeste Catarinense;
- Sudoeste Rio-grandense;
- Vale do Itajaí;
- Noroeste Rio-grandense;
- Grande Florianópolis;
- Centro Ocidental Rio-grandense;
- Metropolitana de Porto Alegre;
- Sudeste Rio-grandense;
- Nordeste Rio-grandense;
- Sul Catarinense;
- Centro Oriental Rio-grandense;
- Sudeste Paranaense;
- Norte Catarinense;
- Centro-Sul Paranaense.
Há um alerta amarelo (perigo potencial) emitido para as regiões Sudoeste Rio-grandense, Sudeste Rio-grandense e Metropolitana de Porto Alegre, onde podem ser esperadas chuvas de até 50 mm por dia, ventos de até 60 km/h e queda de granizo.
Previsão para outras regiões
Segundo a Climatempo, na região Sudeste, a previsão é de sensação de abafamento. O calor deve ganhar força, sobretudo no oeste e no noroeste de Minas Gerais. Há expectativa de pancadas de chuva no leste e oeste de São Paulo, além do sul de Minas e do Triângulo Mineiro. Também pode haver chuva isolada no norte e no interior do Rio de Janeiro, assim como em Vitória.
No Centro-Oeste, o tempo firme predomina. Pancadas de chuva podem atingir Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá. No norte e oeste do Mato Grosso, a previsão é de chuva isolada.
A infiltração marítima pode provocar chuva isolada em parte do Nordeste. Mas, conforme informou a Climatempo, a previsão para a maior parte da região é de tempo seco, com alertas para baixa umidade do ar. São esperadas pancadas rápidas na faixa litorânea que vai de Natal a Salvador, além de pouca chuva no norte do Maranhão, Ceará e Piauí.
A expectativa para a região Norte é de predomínio do ar quente e úmido, o que deve provocar chuvas mais regulares ao longo do dia no Amazonas, que vem enfrentando um período significativo de seca. A precipitação deve, inclusive, melhorar a qualidade do ar de Manaus, que estava prejudicada devido às queimadas. A previsão é de pancadas de chuva para o Acre, Rondônia e Roraima. No litoral do Pará e do Amapá, assim como no norte de Tocantins, a chuva deve ser irregular.
Com informações do Inmet