Pedras de gelo enchem ruas de cidade do Paraná durante temporal

Segundo Simepar, ar quente úmido contribuiu para formação da tempestade.
Foto: Wagner Alexandre

As ruas de Cornélio Procópio, no norte do Paraná, ficaram repletas de pedras de gelo depois que uma tempestade atingiu a cidade, na noite desta sexta-feira (10).

Além da queda de granizo, as gravações mostram as pedras de gelo acumuladas na água – que alagou partes de ruas – e no chão. Em alguns casos, moradores usaram vassouras para recolher todas.

A estação meteorológica do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) contabilizou 28.6 mm de chuva entre 20h e 22h de sexta.

“O combustível para o desenvolvimento dessas tempestades é o ar quente e úmido. Previamente estava com temperatura de quase 30ºC na região, e a disponibilidade de umidade facilita a intensificação das nuvens cumulonimbus, que tem gelo em seu interior”, explicou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar.

As rajadas de vento na cidade, conforme Jacóbsen, atingiram a velocidade de 70 km/h.

A Defesa Civil de Cornélio Procópio informou à RPC, afiliada da TV Globo no Paraná, que o temporal causou danos em telhados de algumas casas e alagamentos. O balanço final dos estragos não foi divulgado até a última atualização desta reportagem.

Não há registro de feridos.

Veja também