sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

Search
Close this search box.

Prefeito Marcio Rauber garante que câmeras de videomonitoramento não estão sendo utilizadas pela PM para a aplicação de multas

Instalações de equipamentos ainda não foram concluídas.

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, realizou na manhã desta segunda-feira (5) uma coletiva com a imprensa para falar sobre o sistema de videomonitoramento municipal.

Na última semana circularam informações de que as câmeras de videomonitoramento instaladas estão multando infrações de trânsito.

De acordo com o prefeito, as multas citadas no áudio que circula nas redes foram lavradas, uma fora do perímetro urbano pela Polícia Rodoviária Estadual e a outra pela Polícia Militar em um ponto onde não há câmeras instaladas. Logo, a infração foi constatada presencialmente por um policial durante serviço.

Rauber explicou ainda que desde o início o propósito da aquisição dos equipamentos foram para a segurança do município, para ser uma ferramenta inibitória de crimes e para auxiliar na elucidação de delitos, incluindo crimes de trânsito. “Todas as polícias instaladas no nosso município têm acesso ao sistema de videomonitoramento” informou o prefeito.

“As pessoas podem me questionar ‘o comandante da Polícia Militar de Marechal Cândido Rondon, tenente Paulo, disse que as câmeras já estão sendo utilizadas e aumentou o número de notificações’. As câmeras estão sendo utilizadas sim. Os policiais estão acompanhando, na verdade um policial fica lá analisando 100 câmeras, então não é tão simples assim para o policial utilizar uma câmera e querer multar alguém, porque são 100 câmeras que precisa analisar, o que é bastante difícil” explicou o mandatário.

Ainda segundo o prefeito, as câmeras ainda não estão sendo utilizadas para esse fim. “As notificações aumentaram porque o efetivo da Polícia Militar aumentou e agora tem condição de colocar mais policiais nas ruas, porque isso também é função da PM e tem o apoio da administração pública, pois o intuito é proteger o nosso cidadão” pontuou.

As câmeras só serão utilizadas para este fim depois que todas forem instaladas e após o software adquirido estiver funcionando corretamente, assim como todos os acessórios, incluindo as placas de sinalização, contratados sejam instalados.

“Imagino eu, pelo conhecimento que tenho, que qualquer multa aplicada até esse momento é irregular, por isso que eu acho que ainda não teve nenhuma” afirmou o prefeito.

Ele ressaltou que a partir do momento que as câmeras forem utilizadas para esse fim, acontecerão campanhas de conscientização de trânsito.

Ainda não se sabe qual é a data para a conclusão das instalações do equipamento de videomonitoramento.

Foi reiterado durante a coletiva que as câmeras não multam e apenas 30 equipamentos fazem a leitura de placa de veículos. Se houver registro de roubo ou furto ela notifica a central da PM para fazer a recuperação do veículo.

Com informações da PM

Veja também
Helicóptero do Projeto Falcão ajuda a localizar e prender suspeito de roubo na BR-369

Helicóptero do Projeto Falcão ajuda a localizar e prender suspeito de roubo na BR-369

Aeronave, que tem câmeras de alta precisão de longo alcance, ajudou no acompanhamento tático do carro usado no assalto e na montagem do cerco que capturou o suspeito.

Mercedes deve recuperar pelo menos 20 nascentes em 2024

Mercedes deve recuperar pelo menos 20 nascentes em 2024

Ação é parte de convênio com a Itaipu para instalar oito usinas de energia solar no município; investimento de R$ 2 milhões.

Família morre ao cair em riacho com caminhão em SC

Família morre ao cair em riacho com caminhão em SC

Homem de 26 anos, mulher de 25 e criança de 10 foram encontrados sem vida depois do acidente.