Início / Agricultura

Produtor colhe abóbora gigante no RS, 20 vezes maior que as do supermercado

Hortaliças comuns costumam pesar entre dois e quatro quilos. Enquanto isso, o maior exemplar de Antônio Carlos pesava 62 quilos.

Produtor colhe abóbora gigante no RS, 20 vezes maior que as do supermercado
C.Vale
C.Vale

Em Dom Feliciano, município do Rio Grande do Sul cuja base econômica é voltada principalmente à agricultura e pecuária, a colheita de abóboras gigantes chamou a atenção do público na exposição de produtos agrícolas realizada no Centro de Eventos Almirante Negro, durante a Festa da Uva, no último fim de semana.

As hortaliças de tamanho avantajado são da variedade moranga e foram cultivadas na propriedade rural de Antônio Carlos Martins de Queiroz entre os meses de setembro de 2025 e janeiro de 2026.

Em entrevista à Globo Rural, o agricultor explica que o plantio, destinado ao consumo da família e também à venda, surpreendeu por resultar em diversas abóboras de grandes proporções. A maior delas alcançou 62 quilos e dois metros de diâmetro. Além dessa, ele colheu unidades com peso entre 30 e 50 quilos e precisou da ajuda da esposa, Tati Queiroz, e do tio, José Ogiba, para colocá-las no reboque do trator e percorrer o caminho entre a lavoura e a residência.

“Eu trabalho na roça desde pequeno, quando acompanhava o meu pai, e é a primeira vez que vejo abóboras desse tamanho. Não fiz nada de diferente durante o cultivo para que crescessem tanto, apenas o cuidado diário e a adubação”, diz.

Além das abóboras apresentadas pela família Queiroz, outros produtos agrícolas cultivados em Dom Feliciano foram expostos na feira da Festa da Uva, como itens artesanais e produtos da culinária local. Mas, de longe, as hortaliças chamaram mais atenção. “As pessoas realmente ficaram admiradas, porque nunca tinham visto nada desse tamanho, né? Elas fizeram muitos vídeos e fotos. Foi bem legal”.

O destino das abóboras
Após o sucesso da colheita e a repercussão na feira e nas redes sociais, Antônio planeja doar parte das abóboras para o consumo de mais famílias do município. Ele também decidiu retirar as sementes da hortaliça de maior peso e distribuí-las a produtores rurais como forma de incentivo para o cultivo.

“A nossa cidade é pequena, e as pessoas são unidas. Não vou cobrar nada. Quero que mais pessoas comecem a produção. E, para quem quiser fazer geleias e doces, vou doar também”.

Para 2027, o agricultor conta que o município gaúcho já pensa em organizar um campeonato para eleger a maior abóbora cultivada. E ele, depois de colher uma unidade com 62 quilos, deseja quebrar o próprio recorde.

“Eu vou tirar as sementes para guardar e plantar novamente. Já combinei com o pessoal do projeto da agricultura familiar. Vamos incentivar mais pessoas dessa forma”, diz.

Primato Supermercado
Primato Supermercado