Secretaria do Turismo libera recursos para reforma do Parque das Águas de Toledo

O objetivo é incluir a região numa estratégia inovadora do Governo do Paraná para organizar e potencializar o setor turístico.

O Parque das Águas localizado na região da Grande Pioneiro passará por uma ampla reforma, num total de investimentos de R$ 2 milhões. O recurso foi liberado na quinta-feira (4), pelo secretário de Estado do Turismo, Leonaldo Paranhos, durante evento realizado em Cascavel para a criação oficial do Território Turístico Riquezas do Oeste, no qual Toledo está inserido. O objetivo é incluir a região numa estratégia inovadora do Governo do Paraná para organizar e potencializar o setor turístico.

“Teremos 18 territórios turísticos no Paraná, cada um voltado em valorizar suas características culturais, naturais e econômicas”, explicou Paranhos, que acrescentou: “O objetivo é diversificar a oferta turística, fortalecer a identidade local e ainda transformar o turismo em motor do desenvolvimento sustentável”.

Paranhos apresentou alguns números do crescimento do turismo no Paraná nos últimos meses e destacou existir um potencial ainda maior para crescimento.

O prefeito Mario Costenaro parabenizou Paranhos pela criação do Riquezas do Oeste e elogiou o governo Ratinho Júnior, “que tem trazido tanto para a região Oeste do Paraná. Somos todos Oeste e não poderia haver nome melhor porque aqui temos de tudo, de todas as riquezas”, disse Costenaro.

Espaço essencial – O secretário Municipal de Esportes e Lazer, Jozimar Polasso, ressalta sobre a necessidade de reforma e reestruturação do Parque Temático das Águas, “pois ele é um importante espaço de lazer e convivência que também se destaca como atrativo turístico relevante para o município”.

De acordo com Polasso, atualmente o parque apresenta desgaste físico acentuado, com infraestrutura comprometida pela ação do tempo. “Essa situação afeta negativamente a experiência de visitantes, frequentadores locais e turistas, além de limitar o atendimento às normas técnicas vigentes em acessibilidade e segurança”.

O valor obtido junto à Secretaria de Estado do Turismo visa atender aos requisitos de estruturação, modernização de equipamentos e instalações, implementação de melhorias no acesso e na sinalização, adequação às normas de segurança e acessibilidade, bem como ações de conservação ambiental e urbanização.

“A revitalização do Parque Temático das Águas é essencial para consolidar sua posição como um espaço comunitário de referência, promovendo bem-estar, lazer e convivência para os munícipes e turistas que o visitam”, afirma Jozimar Polasso.

E o secretário de Esportes e Lazer completa: “Além disso, a reforma irá fortalecer o município como um destino turístico sustentável e acolhedor, reforçando sua identidade como um destino atrativo e diferenciado, promovendo o desenvolvimento econômico e a valorização cultural”.

Veja também