A vazão das Cataratas do Iguaçu, no oeste do Paraná, subiu no fim de semana e ficou acima do normal, de acordo com o monitoramento hidrológico automático da Companhia Paranaense de Energia (Copel).
Às 18h de sábado (4), a vazão chegou a 8,3 milhões de litros por segundo, quatro vezes acima da vazão de 1,5 milhão de litros de água por segundo, considerada normal.
Na segunda-feira (6), a vazão está pouco mais de três vezes acima do normal, vertendo cerca de 5 milhões de litros de água por segundo, conforme informações do monitoramento hidrológico da Copel.
A grande quantidade de água encantou visitantes, em especial os mais de três mil atletas de oito países e 326 cidades, que participaram da Meia Maratona das Cataratas, realizada em Foz do Iguaçu, no lado brasileiro das quedas, no domingo (5).
O aumento da vazão se deve às chuvas ao longo do leito do Rio Iguaçu – que nasce próximo a Curitiba e segue no sentido leste a oeste do Paraná, passando pelas quedas que ficam no limite entre Argentina e Brasil -, em especial as registradas no sudoeste do estado.
A cheia acima da média mais recente das quedas ocorreu em outubro de 2023, quando a vazão ultrapassou 16 vezes o fluxo normal e chegou a mais de 24 milhões de litros de água por segundo.