Início / Geral

'X-Unção': hamburgueria evangélica vende 'lanches bíblicos' próximo à igreja, no Paraná

Empreendimento em Cascavel conquistou clientela que frequenta o templo.

'X-Unção': hamburgueria evangélica vende 'lanches bíblicos' próximo à igreja, no Paraná
C.Vale
C.Vale

Uma hamburgueria com temática evangélica viralizou nas redes sociais e tem chamado a atenção em Cascavel, no oeste do Paraná. O local, conhecido como “Pós Culto”, oferece lanches com nomes bíblicos, como “X-Coluna de Fogo” e “X-Unção”, não vende bebidas alcoólicas e mantém a trilha sonora apenas com louvores cristãos.

O espaço ganhou projeção na internet após um vídeo gravado por uma cliente ultrapassar 1,5 milhão de visualizações. Nas imagens, ela mostra o ambiente e o cardápio, cumprimenta clientes com a expressão “a paz do Senhor” e destaca a proposta religiosa do local. 

Segundo o proprietário, Maycon Gustavo Oliveira Lourenço, de 24 anos, a repercussão atraiu não só fiéis que saem de igrejas da região, mas também moradores do bairro e curiosos que conheceram o espaço pelas redes sociais.

“No primeiro dia de funcionamento, uma mulher entrou para pedir oração. Hoje, a hamburgueria acabou se tornando um ponto de evangelização. Atendemos todo mundo da mesma forma, independentemente da religião, para que as pessoas se sintam acolhidas”, afirma.

A comunicadora Patrícia Bergamini foi quem gravou o vídeo e divulgou nas redes sociais. Ela conta que estava passando pela rua quando viu a lanchonete e decidiu registrar.

"Eu acho uma ideia muito Incrível. Principalmente quando a proposta não é impor nada, mas expressar identidade, criatividade e valores [...] Isso mostra que a fé também pode se manifestar através do trabalho, da criatividade e do que fazemos no dia a dia", afirma.

Ideia surgiu a partir de um sonho
Maycon conta que a ideia do empreendimento surgiu em 2022, a partir de um sonho, que ele define como uma “visão”. No dia seguinte, ele decidiu abrir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com a ajuda da mãe. Após quase três anos de planejamento, a hamburgueria foi inaugurada e está aberta há cerca de três meses.

“Eu tive esse sonho e acreditei que Deus iria realizar. Foram quase três anos até a abertura, esperando o tempo certo”, relata.

De acordo com o empresário, os nomes dos lanches, das porções e dos drinks não alcoólicos também surgiram a partir de sonhos. O cardápio atual ainda é reduzido, mas a ideia é ampliar as opções conforme a estrutura da cozinha for finalizada.

“Toda a hamburgueria foi me dada no sonho. Eu sonhei com todo o cardápio”, conta.

Público diverso
Apesar da proposta cristã, o proprietário afirma que o público é variado. Além de evangélicos, pessoas de outras religiões e moradores do bairro frequentam o local.

“Já vieram pessoas católicas, espíritas e de outras religiões. Muitas chegam achando que não serão bem recebidas, mas acabam tendo uma experiência diferente. Não é somente para o público crente, a gente atende todo mundo da mesma forma para que eles sintam o amor de Cristo na vida deles”, diz.

Segundo Maycon, todas as entregas incluem mensagens e versículos bíblicos. Para ele, a hamburgueria vai além da alimentação.

“A ideia é que as pessoas sintam acolhimento e, para quem quiser, uma palavra de fé”, afirma.

Primato
Primato