O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, voltou a funcionar para voos comerciais nesta segunda-feira, 21. O primeiro avião pousou pela manhã e foi recebido com aplausos por funcionários e tripulantes. O terminal ficou fora de operação por quase seis meses, devido aos estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram a região em abril e maio.
O governo do Rio Grande do Sul estima que cerca de nove mil passageiros passem pelo aeroporto só neste primeiro dia de operação, que contará com 71 voos.
De acordo com a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as rotas retomadas têm como origem ou destino Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.
A expectativa é que a movimentação seja ampliada pouco a pouco, porque, mesmo operando com apenas parte da pista principal, o Salgado Filho já comporta até 128 operações domésticas por dia.
O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, acompanhou a reabertura do aeroporto e classificou como um marco da reconstrução do estado gaúcho.
O ministro ainda garantiu que até o Natal o terminal estará funcionando com 100% da capacidade.
Pelos planos da concessionária, toda a pista de pousos e decolagens deve entrar em operação até 16 de dezembro, assim como os primeiros voos internacionais.
Por enquanto, check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros são feitos no próprio aeroporto, mas, de forma temporária, na área internacional.
Os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação vão começar a funcionar na próxima semana.
O aeroporto Salgado Filho é responsável por mais de 90% do tráfego aéreo no Rio Grande do Sul.