No sábado (20), durante cumprimento da Operação Protetor das Divisas e Fronteiras, policiais militares do BPFron, integrados com agentes da polícia federal do Nepom, realizavam patrulhamento embarcado no lago de Itaipu, próximo ao município de Mercedes, onde avistaram uma embarcação de grande porte, deslocando da margem brasileira sentido Paraguai. Tendo em vista o histórico da região, a equipe iniciou procedimento de abordagem, sendo que ao se aproximarem da embarcação, os policiais visualizaram diversos volumes, e o condutor ao notar a presença policial empreendeu fuga, iniciando então acompanhamento tático embarcado. A equipe policial logrou êxito na interceptação da embarcação no meio do Lago de Itaipu.
A embarcação de ferro (artesanal), medindo aproximadamente 14 metros de comprimento, equipada com motor Yamaha 200HP, era conduzida por um indivíduo de origem paraguaia, o qual transportava aproximadamente 12.500 pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Interpelado, o sujeito informou que estava realizando o transbordo dos ilícitos em solo brasileiro, quando foi orientado pelos criminosos a retornar para o Paraguai.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao suspeito, que foi encaminhado, junto com os ilícitos, para a confecção da documentação pertinente e posterior entrega na Delegacia de Polícia Federal de Guaíra, para as providências cabíveis.