Brasil volta a exigir visto para Estados Unidos, Canadá e Austrália

Medida segue princípio da reciprocidade, diz Itamaraty.
© Rovena Rosa/Agência Brasil

Entrou em vigor, nesta quinta-feira (10), a exigência de visto para cidadãos da Austrália, Canadá e Estados Unidos que queiram visitar o Brasil. A decisão, anunciada em maio de 2023 pelo governo federal, segue o princípio da reciprocidade, já que esses três países não concedem isenção de visto para brasileiros .

De acordo com o Itamaraty, o Brasil não adota isenção unilateral e continua negociando acordos de reciprocidade com os governos envolvidos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou, em rede social, que seguem as tratativas para que os Estados Unidos dispensem os brasileiros da exigência do visto.

O Japão, por outro lado, não está mais na lista. Em agosto de 2023, Brasil e Japão firmaram acordo para isentar mutuamente os vistos para viagens de até 90 dias com passaporte comum.

Na contramão do que estabelece o decreto presidencial, em março deste ano, o Senado aprovou um projeto de lei que suspende, a partir de 10 de abril, a exigência de visto para cidadãos da Austrália, do Canadá, dos Estados Unidos. O texto aguarda apreciação da Câmara dos Deputados.

Os interessados em solicitar o visto para visitar o Brasil devem acessar o site eVisa, preencher o formulário e anexar os documentos exigidos.

Veja também