Comportas de barragem em SC são fechadas após chuva superar 100 milímetros em 12 horas

Várias cidades estão em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

As comportas das barragens de Taió e Ituporanga, no Vale do Itajaí, foram fechadas nesta quarta-feira após o alto volume de precipitação no Estado e previsão de novos temporais. Nas últimas 12 horas o município de Taió, por exemplo, registrou 103 milímetros de chuva.

Entre terça-feira (3) e esta quarta (4), casas foram destelhadas, vias foram alagadas e cidades ficaram sem energia elétrica. Em Chapecó, maior cidade do Oeste, uma motociclista ficou ferida depois que bateu contra galhos em uma rua.

De acordo com a Defesa Civil, a chuva pode superar os 100 milímetros em algumas regiões ao longo do dia. As cidades estão em atenção para o risco alto de enxurradas, alagamentos e deslizamentos.

Para entender então o que significam os volumes de chuva, o cálculo deve ser feito em milímetros e metro quadrado. Em um espaço de um metro por um metro, 1 litro de água subiria até a marca de 1 milímetro. Ou seja, 1 milímetro de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado. Em um caso onde o volume de chuva registrado é de 100 mm, seriam 100 litros de água em cada metro quadrado.

Na barragem de Ituporanga, quatro das cinco foram fechadas. Já em Taió, todas as sete existentes foram trancadas. A informação foi confirmada pela Defesa Civil regional.

As estruturas são usadas exclusivamente para a contenção de cheia na região do Vale do Itajaí. Quando há chuva intensa, elas são fechadas para evitar inundações.

Telefones para pedir ajuda:

  • Corpo de Bombeiros: 193;
  • Polícia Militar: 190;
  • Defesa Civil: 199.

Com informações do G1

Veja também