Início / Geral

Foto de vítima de tornado no PR é encontrada a 220 km da casa da família, destruída na tempestade: 'Não ficou nem uma tábua no lugar'

José Gieteski, de 83 anos, estava dentro de casa quando ventos de até 418 km/h arremessaram o imóvel a cerca de 30 metros de distância. Já a foto da família foi parar do outro lado do estado.

Foto de vítima de tornado no PR é encontrada a 220 km da casa da família, destruída na tempestade: 'Não ficou nem uma tábua no lugar'
Loya
Loya
Uma foto de José Gieteski, idoso de 83 anos que morreu durante a passagem de um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, na região central do Paraná, foi encontrada a cerca de 220 km de distância da casa da família, na área rural de São Mateus do Sul, no sul do estado.

A imagem é do casamento do filho da vítima, Antônio Gieteski. Ao g1, ele explicou que ela ficava em um álbum de fotografias na casa de José, que era de madeira e foi levada pelo vento e ficou completamente destruída.

"O pai estava com a mãe em casa, como de costume. De repente veio o tornado e, em questão de um minuto, um minuto e 20 segundos, foi como se caísse uma bomba na casa deles. A casa dele foi arremessada uns 30 metros de distância, era uma casa de madeira. Nesse impulso, ele foi junto e as madeiras caíram em cima. [...] Não ficou uma tábua no lugar."

Antônio mora na mesma propriedade onde ficava a casa dos pais. A família, formada por produtores rurais, reside a cerca de 8 km do centro urbano de Rio Bonito do Iguaçu e se surpreendeu ao descobrir que a foto voou até o outro lado do estado. O tornado, que destruiu 90% de Rio Bonito do Iguaçu, registrou ventos de até 418 km/h. Relembre abaixo.

Segundo ele, quando a foto foi encontrada em São Mateus do Sul, os donos da propriedade a publicaram nas redes sociais para tentar descobrir de quem era, e conseguiram chegar até eles.

"Um pessoal entrou em contato conosco pelas redes sociais, contando que encontraram essa foto em uma lavoura na localidade do Lageado, lá em São Mateus do Sul. Mesmo com a chuva, ela ficou intacta, e eles falaram que vão nos enviar de volta - o que é muito legal, pois perdemos muitos pertences pessoais, além dos bens", disse Antônio, ao g1.

Antônio explica que a família está vivendo um momento de reconstrução, enquanto tenta recuperar o que sobrou das casas e superar o trauma do luto.

A mãe dele, viúva de José, tem 86 anos e também se feriu durante o tornado. Ela sofreu fraturas na clavícula e costelas e teve diversos hematomas, e se recupera na casa de outra filha, que mora na cidade vizinha de Laranjeiras do Sul.

Para Antônio, receber a notícia de que a foto foi encontrada e, principalmente, que quem a achou se importou a ponto de procurar o dono, é um pequeno alívio para a família.

"Nos comovemos pela atitude deles nos procurarem, com a intenção de devolver a foto. É pra ver que ainda tem seres humanos que prezam pelos outros".
C.Vale
C.Vale

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.