Julgamento pode aumentar “potencial” eleitoral de Bolsonaro, avalia Valdemar

Presidente do PL disse acreditar que efeito da análise da denúncia marcada para esta semana deve ser oposto: fortalecer a imagem do ex-presidente junto ao eleitorado de direita.

O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, não acredita que o julgamento que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) réu na investigação sobre o plano golpista deve enfraquecer seu potencial eleitoral.

O dirigente de direita disse à CNN que o efeito, na avaliação dele, deve ser o oposto: de fortalecer a imagem do ex-presidente sobre o eleitorado de direita.

“Pelo contrário, vai aumentar o potencial dele”, afirmou.

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) reservou a terça-feira (25) e a quarta-feira (26) para analisar a denúncia contra envolvidos no plano golpista, elaborada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

A análise terá início na manhã do dia 25 e deve se encerrar no dia 26. Para isso, o presidente da Primeira Turma, Cristiano Zanin, previu três sessões, que contarão com transmissão ao vivo.

Além de Zanin, o colegiado é formado pelos ministros Alexandre de Moraes, Carmen Lúcia, Flávio Dino e Luiz Fux.

Núcleo 1
O procurador-geral Paulo Gonet dividiu a denúncia em quatro núcleos, seguindo os eixos de atuação na trama golpista apontados pela Polícia Federal (PF).

Bolsonaro está no primeiro grupo, considerado o mais relevante por incluir os supostos líderes da organização criminosa.

Entre eles, estão os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

Veja também