Marcos Xavier Andrade, mais conhecido como Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira de futsal, foi anunciado como o melhor técnico do mundo pelo Futsal Planet Awards, uma das premiações mais prestigiadas do futsal internacional.
O anúncio ocorreu nesta segunda-feira, 06, pelos organizadores do prêmio. Na ocasião também ocorreu uma homenagem à memória de Dimitri Nicolau, figura marcante no cenário internacional de futsal.
Natural de Lages, em Santa Catarina, e residente de Joinville, Marquinhos consolidou o nome no esporte no Paraná.
A conquista do prêmio coroa um período de grande sucesso, que inclui a vitória no Campeonato Mundial de Futsal de 2024 com a seleção brasileira, realizado no Uzbequistão. Marquinhos está no comando da seleção desde 2017 e está sendo fundamental na recolocação do Brasil no topo da modalidade.
HISTÓRIA
Reconhecido por sua liderança e estratégia, Marquinhos tem 20 anos como técnico, passando por diferentes equipes do Brasil até chegar a seleção brasileira no ano de 2017.
Nesta trajetória, estão passagens por Palmas, Marcianise, Toledo e Carlos Barbosa. Em 2009 contratado pelo Copagril comandou a equipe de Marechal Cândido Rondon por cinco temporadas e despontou para o cenário nacional sendo bicampeão da Série Ouro do Paranaense.
Copa do Mundo de futsal 2024
Marquinhos foi indicado no Futsal Awards a concorrer a categoria de Melhor Treinador do Mundo em quatro oportunidades, sendo três por clubes (2015, 2017 e 2018) e uma por seleções (2019), onde ficou na segunda posição. Desta vez levou o prêmio de 2024.
Nas redes sociais Marquinhos fez um agradecimento. “Essas conquistas recentes na minha vida profissional é fruto de dedicação de mais de uma década. Se eu tive capacidade de chegar aqui, qualquer pessoa pode, mas basta dedicação. Obrigado pelo carinho. Esse título traz a certeza que todos podemos. Muito obrigado”, declarou