Sebastião Batista dos Santos morreu aos 123 anos na quarta-feira (7), em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná.
Sebastião nasceu em 15 de março de 1902, segundo a certidão de nascimento confirmada pelo Instituto de Identificação do Paraná, e pode ser considerado um dos homens mais velhos do mundo.
Ele ficou conhecido após reportagens da RPC, afiliada da TV Globo, e chegou a receber uma bênção do Papa Francisco ao completar 120 anos.
Nas últimas semanas, o estado de saúde de Sebastião se agravou. Ele estava internado, sedado e inconsciente no hospital da cidade. De acordo com familiares, os órgãos começaram a falhar por causa da idade avançada.
O Instituto de Identificação do Paraná confirmou oficialmente a idade de Sebastião com base nos registros da certidão de nascimento.
No entanto, ele não pôde ser incluído no Guinness Book, também conhecido como Livro dos Recordes, como a pessoa mais velha do mundo devido à ausência de documentos exigidos pela organização internacional.
Atualmente, a pessoa mais velha do mundo reconhecida pelo Guinness é a japonesa Tomiko Iooka, com 116 anos.
Homenageado pelo Papa
Em 2022, quando completou 120 anos, Sebastião foi homenageado pela prefeitura da cidade com uma festa, bolo e uma placa comemorativa. Na ocasião, também recebeu uma bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco.
Ao ser questionado sobre o segredo da longevidade, costumava dizer que era a alegria.