Morre aos 123 anos no Paraná homem que pode ter sido um dos mais velhos do mundo

Sebastião Batista dos Santos teve idade confirmada pelo Instituto de Identificação do Paraná, mas não entrou para o Livro dos Recordes por falta de documentos exigidos.

Sebastião Batista dos Santos morreu aos 123 anos na quarta-feira (7), em Coronel Vivida, no sudoeste do Paraná.

Sebastião nasceu em 15 de março de 1902, segundo a certidão de nascimento confirmada pelo Instituto de Identificação do Paraná, e pode ser considerado um dos homens mais velhos do mundo.

Ele ficou conhecido após reportagens da RPC, afiliada da TV Globo, e chegou a receber uma bênção do Papa Francisco ao completar 120 anos.

Nas últimas semanas, o estado de saúde de Sebastião se agravou. Ele estava internado, sedado e inconsciente no hospital da cidade. De acordo com familiares, os órgãos começaram a falhar por causa da idade avançada.

O Instituto de Identificação do Paraná confirmou oficialmente a idade de Sebastião com base nos registros da certidão de nascimento.

No entanto, ele não pôde ser incluído no Guinness Book, também conhecido como Livro dos Recordes, como a pessoa mais velha do mundo devido à ausência de documentos exigidos pela organização internacional.

Atualmente, a pessoa mais velha do mundo reconhecida pelo Guinness é a japonesa Tomiko Iooka, com 116 anos.

Homenageado pelo Papa
Em 2022, quando completou 120 anos, Sebastião foi homenageado pela prefeitura da cidade com uma festa, bolo e uma placa comemorativa. Na ocasião, também recebeu uma bênção apostólica enviada pelo Papa Francisco.

Ao ser questionado sobre o segredo da longevidade, costumava dizer que era a alegria.

Veja também