Obras do contorno viário de Palotina aceleram para 46%

Ritmo é bem mais acelerado do que o previsto no cronograma de execução.
default

Os trechos com asfalto praticamente finalizados no contorno viário de Palotina (PR) ganharam maior extensão ao final do oitavo mês de trabalho desde a retomada das obras, em 1º de agosto de 2024. Agora são oito quilômetros nesse estágio, o equivalente a 52% dos 15,2 quilômetro de extensão do contorno que ligará Palotina a Assis Chateaubriand, Toledo, Terra Roxa e Francisco Alves.

O ritmo de execução das obras recebeu forte impulso no início de 2025. A empreiteira Castilho acelerou a dianteira para 13 pontos percentuais em relação ao planejado. O índice de execução, ao final de março, era de 46% das obras finalizadas contra 33% da programação inicial. O prazo contratual para a entrega do contorno viário é março de 2026.  No entanto, a C.Vale, gestora da obra, espera o término dos trabalhos para antes do final do prazo.

A construtora Castilho mantém uma frente de trabalho no trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale. Nesse local, os operários estão aterrando os trechos que constituirão as alças do viaduto, que é a parte mais complexa e demorada das obras. Outras duas frentes seguem nos trabalhos de escavação, compactação, construção de canaletas, sub-bases e bases do asfalto. No total, quase 190 trabalhadores e 69 máquinas e implementos estão envolvidos nos trabalhos.

A construção do contorno viário vai exigir, pelo menos, R$ 170 milhões em investimentos. A obra vai facilitar e agilizar o trânsito de entrada e saída de cargas e o transporte de trabalhadores do complexo agroindustrial da C.Vale.

Veja também