Pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha foram registradas em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, durante os temporais que atingem o estado desde a madrugada de quarta-feira (4). A prefeitura decretou situação de emergência.
Segundo o município, o fenômeno foi tão severo que, seis horas após o temporal, ainda era possível ver gelo em alguns locais.
Casas tiveram telhados destruídos, barracões desabaram e o prejuízo na agricultura é “incalculável”, já que “lavouras inteiras foram destruídas com o granizo”, conforme nota da prefeitura.
Entre as localidades mais atingidas, até esta quinta-feira (5), estão Matão, Sereia, Taunay, Rio do Pinho Anta Gorda, Santa Leocádia, Boa Vista e Capão do Herval.
Nesta quinta-feira, a Defesa Civil municipal informou que o nível do Rio Canoinhas subiu para 4,44 metros, 2,67 a mais que no dia anterior.
“Quarta estava com 1,77 e subiu 2,67 metros. Pedimos que as pessoas tenham bastante atenção especialmente porque temos a previsão de chuva volumosa para o domingo”, alertou o coordenador do órgão municipal, Ivan Karuncho.
As equipes da prefeitura, em conjunto com forças de segurança, trabalham na desobstrução dos acessos às comunidades.
Morte e estragos em Santa Catarina
Um homem morreu após tentar atravessar uma arrozeira e cair dentro de uma área alagada em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, outra região atingida pelos temporais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a suspeita é que a vítima não conseguiu enxergar a estrada por conta da água.
Em Blumenau, principal cidade da região, o desfile de abertura da 38ª Oktoberfest, que aconteceria nesta quinta-feira, também foi cancelado. Há previsão de novos acumulados nas próximas horas, segundo a Defesa Civil.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 131 ocorrências foram atendidas pelas corporação até esta quinta-feira. As cidades que mais registraram ocorrências foram Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.
A previsão indica maior volume de chuva entre sexta-feira (6) e domingo (8).
Com informações do G1