Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Pedras de granizo do tamanho de ovos caem em cidade de SC castigada por chuvas: ‘prejuízo incalculável’

Prefeitura de Canoinhas, onde o registro foi feito, decretou situação de emergência por causa da chuva volumosa. Há previsão de novas ocorrências.

Pedras de granizo do tamanho de ovos de galinha foram registradas em Canoinhas, no Norte de Santa Catarina, durante os temporais que atingem o estado desde a madrugada de quarta-feira (4). A prefeitura decretou situação de emergência.

Segundo o município, o fenômeno foi tão severo que, seis horas após o temporal, ainda era possível ver gelo em alguns locais.

Casas tiveram telhados destruídos, barracões desabaram e o prejuízo na agricultura é “incalculável”, já que “lavouras inteiras foram destruídas com o granizo”, conforme nota da prefeitura.

Entre as localidades mais atingidas, até esta quinta-feira (5), estão Matão, Sereia, Taunay, Rio do Pinho Anta Gorda, Santa Leocádia, Boa Vista e Capão do Herval.

Nesta quinta-feira, a Defesa Civil municipal informou que o nível do Rio Canoinhas subiu para 4,44 metros, 2,67 a mais que no dia anterior.

“Quarta estava com 1,77 e subiu 2,67 metros. Pedimos que as pessoas tenham bastante atenção especialmente porque temos a previsão de chuva volumosa para o domingo”, alertou o coordenador do órgão municipal, Ivan Karuncho.

As equipes da prefeitura, em conjunto com forças de segurança, trabalham na desobstrução dos acessos às comunidades.

Morte e estragos em Santa Catarina
Um homem morreu após tentar atravessar uma arrozeira e cair dentro de uma área alagada em Rio do Oeste, no Vale do Itajaí, outra região atingida pelos temporais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, a suspeita é que a vítima não conseguiu enxergar a estrada por conta da água.

Em Blumenau, principal cidade da região, o desfile de abertura da 38ª Oktoberfest, que aconteceria nesta quinta-feira, também foi cancelado. Há previsão de novos acumulados nas próximas horas, segundo a Defesa Civil.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 131 ocorrências foram atendidas pelas corporação até esta quinta-feira. As cidades que mais registraram ocorrências foram Rio Negrinho, São Bento do Sul, Tangará, Curitibanos, Erval Velho e Rio do Sul, sendo os alagamentos e retirada de pessoas ilhadas as mais recorrentes.

A previsão indica maior volume de chuva entre sexta-feira (6) e domingo (8).

Com informações do G1

Veja também