SUS passa a oferecer cirurgia de correção do lábio leporino

Outros possíveis custos necessários também serão gratuitos pelo SUS.
(Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A partir desta quarta-feira, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a cirurgia de correção do lábio leporino, chamado também de fenda palatina.

A lei que determina a obrigatoriedade do serviço está publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo a norma, o SUS também deverá prestar todo o tratamento pós-cirúrgico, inclusive em especialidades relacionadas à recuperação e ao tratamento integral da pessoa.

E se por acaso o paciente necessitar de reeducação oral, para melhorar a fala e os movimentos dos lábios, o serviço deve ser disponibilizado de forma gratuita.

Outros possíveis custos necessários, como aparelhos para os dentes e acompanhamento psicológico ao paciente serão também gratuitos pelo SUS.

Segundo o texto, quando o lábio leporino for identificado no pré-natal ou após o nascimento, o bebê será encaminhado com prioridade a um centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e programar a cirurgia reparadora.

O lábio leporino é uma abertura no lábio superior, que aparece ainda durante a gravidez, quando o rosto do bebê não se forma completamente. Pode afetar a fala, a alimentação e a respiração, mas pode ser tratado com cirurgia.

Veja também