O que era para ser uma gestação comum, se tornou um caso raro em Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Paraná. Isso porque, na propriedade do casal Adão e Rosenei Padilha, uma vaca deu à luz trigêmeos.
O produtor conta que há 26 anos o casal atua na produção de leite. Porém , durante todo este tempo, nenhum dos dois havia se deparado com uma reprodução inusitada como esta.
“Ficamos felizes na verdade, porque isso aqui é uma coisa que não tinha acontecido na nossa propriedade. Estamos há 26 anos na luta de leite e até hoje não tinha acontecido [isso]”, conta Adão.
A veterinária Andrielli Barbosa Piccinini, também surpresa, explica que trata-se de um caso raro. Segundo ela, cerca de 1% dos bovinos têm uma gestação de gêmeos ou trigêmeos.
Outro fator singular do caso é o fato de a vaca ter saído do parto sem nenhum problema.
As curiosidades do nascimento inesperado não param por aí. Os bezerros são três fêmeas o que, para a veterinária, é uma ótima notícia.
Como explica Piccinini, “quando nascem gêmeos ou trigêmeos, geralmente as fêmeas são inférteis. O hormônio masculino predomina na gestação e não desenvolve bem o sistema reprodutivo delas. Então, se nasce fêmea e macho, o proprietário tem que descartar a fêmea. Nesse caso, são três aparentemente muito saudáveis”.
A especialista garante que a vaca não passou por nenhum tratamento hormonal que possa ter estimulado a ovulação e que não foi inseminação artificial.
Rosenei conta que teve gente que até tentou comprar as pequenas. Agora para os dois, resta esperança de que as trigêmeas sejam tão férteis como a mãe.