Quase metade das cidades de Santa Catarina sofrem com os efeitos das fortes chuvas que caem desde os primeiros dias de outubro. Com as cheias, muitas famílias deixaram suas casas e perderam itens essenciais, necessitando de doações. Para garantir donativos e assegurar que a ajuda chegue a quem mais precisa, prefeituras e entidades civis de mobilizam para a arrecadação.
Os pontos de entrega e coleta foram disponibilizados nas redes sociais oficiais das prefeituras e também das entidades. Os pedidos são para alimentos não perecíveis, roupas, produtos de limpeza e de higiene pessoal, ração para animais domésticos, água, leite e colchões.
Banco de Alimentos de Santa Catarina
O Basc, mantido pela Federação das Indústrias no estado (Fiesc) em parceria com diferentes entidades, incluindo a NSC, abriu pontos de coleta de alimentos não perecíveis e de produtos de limpeza em cada uma das 70 unidades catarinenses da FarmaSESI. Veja os endereços de onde doar.
Polícia Rodoviária Federal
A PRF realiza campanha para arrecadar alimentos, água mineral, itens de higiene pessoal, agasalhos e roupas de cama para ajudar as pessoas desalojadas pelas chuvas em Santa Catarina.
Todas as 26 Unidades Operacionais e sete delegacias da PRF no estado, além da Sede Regional em Florianópolis, estão disponíveis para receber as doações, que serão encaminhadas à Defesa Civil de Santa Catarina ou do município mais próximo.
O CREA-SC disponibilizou postos de arrecadação de mantimentos em todas as unidades de atendimento. As doações também podem ser entregues nas regionais do Creajr-SC:
As doações incluem: itens de higiene pessoal; materiais de limpeza; alimentos não perecíveis; água potável; fraldas infantis e geriátricas; absorventes; roupas; colchões travesseiros e roupas de cama; ração para pets.
Florianópolis
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) se dispôs a receber doações em sua sede (Avenida Prefeita Osmar Cunha, 260 – Centro) até a próxima sexta-feira (13), sempre das 9h às 17h.
Indaial
A prefeitura de Indaial, que decretou emergência, pede a entrega de alimentos não perecíveis no Pavilhão Municipal de Eventos, o Pame (Rua Leoberto Leal, 127 – Tapajós).
Itajaí
A prefeitura de Itajaí também aguarda doações, apesar de não ter decretado emergência. Os itens podem ser entregues no Centreventos (Avenida Ministro Victor Konder, 303 – Centro), das 7h às 19h.
Lages
A prefeitura de Lages disponibilizou nesta segunda-feira (9) local para recebimento de donativos, como itens de vestuário, cobertores, lençóis, travesseiros e colchões; materiais de limpeza e higiene; e alimentos não perecíveis. Os itens podem ser entregues em dois locais:
- Pracinha da Cultura (Praça do CEU), localizada na Rua Archilau Batista do Amaral, ao lado do Ginásio Jones Minosso;
- Sede da Defesa Civil, localizada no andar de cima do Terminal Rodoviário.
Mafra
A prefeitura de Mafra divulgou que espera contar com doações de ração para cães e gatos no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Central (antiga estação ferroviária), das 8h às 16h.
Rio do Sul
Em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, uma das cidades com maiores estragos no estado, a prefeitura orienta que doações sejam feitas na Obra Kolping (Rua Adolfo Kolping, 484 – Canta Galo).
São Bento do Sul
A prefeitura de São Bento do Sul arrecada alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza em parceria com o Rotaract Club local, em cinco pontos:
- Jornal A Gazeta (Centro)
- Sesc (Centro)
- Supermercado Bertovan (25 de Julho e Brasília)
- Supermercado Novo Dia (Cruzeiro)
- São Joaquim
A prefeitura de São Joaquim orienta interessados a fazerem doações na sede da Secretaria de Assistência Social do município (Rua Gaspartino Dutra – Centro).
Tubarão
A prefeitura de Tubarão, também sob emergência, pede doações de alimentos não perecíveis, leite longa vida e fórmula infantil, fraldas infantis, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama e colchões.
Os donativos devem ser entregues na sede da Fundação de Desenvolvimento Social do município, na Casa da Cidadania (Rua São Manoel, 140 – Centro). O telefone é (48) 3621-9889.
Com informações do G1 SC