Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Votação do Novo Ensino Médio é adiada novamente em comissão do Senado

Proposta tramita na Comissão de Educação, e ainda vai para o plenário.
(Foto: Lula Marques/Agência Brasil)

Mais um pedido de vista adiou outra vez a votação da proposta do Novo Ensino Médio na Comissão de Educação do Senado.

A relatora, senadora professora Dorinha Seabra (União-TO), fez novas alterações ao texto. Aumentou a carga horária da Formação Geral Básica, que são as disciplinas tradicionais, de 2,2 mil horas que ela tinha proposto na semana passada para 2,4 mil, como já tinha sido aprovado na Câmara.

No ensino técnico, essas horas serão somadas. Ou seja, 2,4 mil mais as horas do curso técnico, que podem chegar a 1,2 mil. E, para os itinerários, que são os eixos formativos, de aprofundamento em Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, serão mais 600 horas. A relatora explicou.

A relatora ainda previu um período de adaptação entre 2025 a 2028, para que as escolas possam se ajustar. As mudanças completas deverão estar totalmente implementadas para o ano letivo de 2029.

A senadora também manteve, no relatório, a obrigatoriedade do espanhol e a previsão de que os estados tenham pelo menos uma escola de ensino médio no turno noturno em cada município, dependendo da demanda.

Após esse pedido de vista, a expectativa é que a Comissão de Educação vote o texto nesta quarta-feira (19). Ele ainda vai passar por votação no plenário antes de voltar para análise da Câmara dos Deputados.

Veja também

Últimas Noticias