Nesta quarta-feira (11), o prefeito eleito de Toledo Mario Costenaro reuniu pela primeira vez sua futura equipe de governo. Restando ainda poucas indicações a serem feitas no chamado primeiro escalão, Costenaro promoveu o encontro com o objetivo de falar um pouco sobre a gestão e “entender o propósito do porquê estamos aqui e fomos eleitos”, apontou Costenaro.
O prefeito eleito ressaltou que procurou escolher aqueles que têm boas condições em fazer algo diferente e enalteceu ter até agora conseguido formar uma equipe bem mesclada. “Acredito que essa troca de experiências será fundamental para construir as coisas que pretendemos”.
Costenaro, acompanhado do vice Lucio De Marchi, lembrou que durante a campanha citou muito a necessidade de planejamento e integração. “Nosso objetivo é termos nossas secretarias integradas para criar ações convergentes e atingir bons resultados para a melhoria da qualidade de vida da nossa população”, acrescentou o prefeito eleito de Toledo.
Ainda de acordo com Mario Costenaro, este primeiro encontro com o “time completo” serviu para apresentar a necessidade de se construir uma “visão de futuro passo a passo, estabelecendo ações prioritárias e ações estratégicas”.
HISTÓRIA
Costenaro também comentou sobre a necessidade do poder público parar de olhar apenas pelo retrovisor. “Nosso desafio é tratar do urgente, do dia a dia claro, mas ao mesmo tempo criar uma visão de futuro”. O prefeito eleito destacou a necessidade de sua equipe analisar todas as ferramentas à disposição. “Não faremos nada sozinhos. Precisamos aproveitar os instrumentos que temos, inclusive daquilo que já foi feito”, analisou.
Ele defendeu a continuidade do que é bom e a necessidade em aprender com as experiências passadas no sentido de construir uma Toledo cada vez melhor.
EXPERIÊNCIA
Mario Costenaro quis apresentar aos seus futuros secretários a experiência que tanto acredita ser um caminho de transformação da sociedade para melhor: o associativismo.
Por isso ele convidou o presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo (Codet) Tiago Rockembach Oliveira para falar sobre esse novo momento de desenvolvimento e de gestão.
Na visão do prefeito Mario Costenaro, o desenvolvimento social está diretamente ligado ao desenvolvimento econômico para as pessoas terem dignidade “daí a ideia em promover essa interação entre as várias secretarias o tempo todo para estabelecer uma nova governança que é extremamente importante para criarmos o ambiente de criar uma cidade onde as pessoas sintam orgulho em pertencer a este lugar”.
PLANEJAMENTO
Tiago Rockembach ressaltou que cada secretário receberá na próxima semana um documento com os desafios e as diretrizes futuras a serem estabelecidas pela gestão de Costenaro através do Plano de Governo. A ideia, segundo o presidente do Codet, é estabelecer uma visão de cada secretaria de acordo com o que está acontecendo num diagnóstico estabelecido previamente.
Mario Costenaro lembrou que a ideia é não partir do ‘zero’ e reforçar as ideias debatidas na formação do Plano de Governo “que não foi construído sozinho e não é apenas a visão do prefeito. Temos fios condutores, claro, mas que precisam e podem ser ampliados de acordo com a necessidade”, finalizou.