O plano de ressarcimento dos aposentados e pensionistas do INSS vítimas de fraude deve sair até a próxima semana. Foi o que afirmou, nesta segunda-feira (5), o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior.
Em entrevista à GloboNews, Gilberto Waller disse que o presidente Lula determinou agilidade no caso, que está em fase de discussão interna na Casa Civil.
Segundo ele, o plano ainda precisa ser discutido com outros atores, como Supremo Tribunal Federal (STF) e Ministério Público.
De acordo com o presidente do INSS, tão logo seja aprovado, serão feitos os repasses.
Gilberto Waller disse ainda que o INSS abriu 13 processos de responsabilização das pessoas jurídicas investigadas pela Polícia Federal (PF) e apontadas como pagadoras de propina e também empresas de fachada.
A PF investiga 11 associações e entidades pelos descontos ilegais. O esquema teria causado um prejuízo de mais de R$ 6 bilhões e feito mais de 4 milhões de vítimas.
Na última sexta-feira, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, pediu demissão após a repercussão negativa do caso, que primeiro levou à queda do ex-presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.