Início / Municípios

Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”

O prefeito Mario Costenaro destacou que o programa “60+ Cidadania” simboliza a essência de sua forma de governar: a centralidade das pessoas nas políticas públicas.

Prefeitura de Toledo realiza lançamento do programa “60+ Cidadania”
Foto: Assessoria
O Auditório Acary Oliveira, anexo ao Paço Municipal Alcides Donin, foi palco, na manhã desta sexta-feira (31), do lançamento oficial do programa “60+ Cidadania”, iniciativa criada pela Lei nº 2.984/2025 e executada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). A política pública, que terá vigência até 2028, foi concebida para promover a cidadania e o envelhecimento saudável da população idosa de Toledo, em especial daqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O programa atende a um contexto no qual Toledo integra a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A proposta visa fortalecer a integração entre os serviços públicos e fomentar ações intersetoriais que assegurem à pessoa idosa o exercício pleno de seus direitos e a ampliação de sua participação comunitária.

O “60+ Cidadania” é fruto de uma articulação que envolve também órgãos públicos estaduais e federais, além de empresas e forças de segurança e salvamento. As atividades serão desenvolvidas nos Centros de Revitalização da Terceira Idade (Certi) Doutor Ernesto Dall’Oglio (Jardim Coopagro) e Doutor Wilson Carlos Kuhn (Grande Pioneiro). Em cada unidade, 30 participantes integrarão turmas com carga horária de 80 horas, distribuídas em oficinas temáticas sobre saúde, inclusão digital, bem-estar emocional, cultura, lazer, segurança e direitos.

As aulas terão início em 10 de novembro (segunda-feira), no Certi do Coopagro, e em 11 de novembro (terça-feira), no Certi da Pioneirlo – ao término do ciclo formativo, dez participantes que mais se destacarem serão nomeados “Protagonistas 60+” e receberão bolsa mensal de R$ 500,00 por 11 meses, conforme previsto na Lei nº 2.984/2025.

Momentos – Um dos momentos simbólicos do evento foi a entrega do documento integral do programa ao prefeito e ao vice, feita pelas idosas Cecília Bourschiet (Certi Pioneiro) e Vera Lucia Carvalho (Certi Coopagro), acompanhadas pela equipe da Proteção Social Básica (PSB) da SMAS. O material incluía o texto da lei, o conteúdo programático e a lista de apoiadores. Em seguida, as autoridades realizaram a entrega dos kits de materiais (contendo bolsa, caderno, lápis, borracha, caneta e camiseta) aos 60 participantes, com destaque para a entrega simbólica feita a dois  idosos do Certi Coopagro (Edson Lopes e Laura Tegon) e dois do Certi Pioneiro (Severino da Fonseca Pires e Fátima Aparecida Rodrigues).

O chefe de Gabinete, Reinaldo Sales, integrante mais idoso do primeiro escalão da administração municipal, foi homenageado e convidado a vestir a camiseta do programa. Outro momento marcante foi o destaque dado à dupla Irma Tomazelli (61) e Sebastião Padilha (81) — pai e filha que participarão juntos da mesma turma, o que rendeu aplausos do público.

Momento especial – Em discurso marcado por entusiasmo e reconhecimento coletivo, a secretária municipal de Assistência Social, Simone Ferrari, destacou que o lançamento do programa “60+ Cidadania” representa a realização de um sonho e a confirmação da valorização e dedicação às pessoas idosas. “A construção do projeto foi resultado de um amplo esforço conjunto entre secretarias, órgãos públicos e sociedade civil, todos engajados em fortalecer políticas voltadas ao envelhecimento ativo e digno”, enfatizou. “Sem apoio, a assistência social não tem condição de chegar às pessoas, promover vida digna e garantir direitos a cada cidadão”, ressaltou.

O prefeito Mario Costenaro destacou que o programa “60+ Cidadania” simboliza a essência de sua forma de governar: a centralidade das pessoas nas políticas públicas. “Não tem uma obra de infraestrutura, um programa ou projeto nessa administração que não seja pensado especialmente nas pessoas. Tudo o que aqui fazemos é para as pessoas”, salientou. “A valorização humana é o eixo da gestão, sustentada por um modelo de governança baseado em integração e cooperação institucional. Afinal, ninguém governa sozinho e as parcerias são fundamentais para transformar Toledo numa cidade para as pessoas”, acrescentou.

Ao dirigir-se aos participantes da primeira turma do programa, o prefeito ressaltou o protagonismo e a contribuição da população idosa na construção da cidade. “Nosso objetivo é dar protagonismo a vocês, valorizando e reconhecendo aqueles que há muito tempo constroem Toledo com maestria”, reconhece. “A formulação de políticas inovadoras que projetam Toledo como referência estadual na atenção à pessoa idosa convergem para o propósito de nossa gestão”, observou Costenaro.

O deputado federal Dilceu Sperafico enfatizou a importância do programa “60+ Cidadania” como exemplo de sensibilidade e compromisso da administração municipal com as pessoas. “Os programas que estão sendo implementados em Toledo serão um reflexo para outros municípios e talvez para outros estados”, reconhecendo o impacto das políticas voltadas à população idosa. “É reconfortante ver instituições como a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros engajadas em proteger e apoiar quem mais precisa”, reforçando o papel dessas entidades na construção de uma cidade mais humana e solidária.

O vice-prefeito Lucio De Marchi ressaltou que Toledo é referência no cuidado às populações de todas as fases da vida, com políticas públicas que alcançam desde a infância até a melhor idade. “Para todas as faixas etárias, o município tem programas extraordinários. E ‘60+ Cidadania’ vem para melhorar ainda mais a perspectiva de vida da população idosa”, pontua. “É uma ação que se soma aos dois Centros de Revitalização da Terceira Idade já existentes e ao terceiro que será construído na região do Panorama, reforçando o compromisso da administração municipal com a qualidade de vida dos toledanos”, reiterou.

O promotor de Justiça José Carlos Mendes Filho elogiou o caráter inovador do programa “60+ Cidadania”, destacando o comprometimento da administração municipal com uma política pública centrada no presente e na valorização da pessoa idosa. “Este é um projeto maravilhoso e inovador, porque busca claramente pensar uma política pública que valoriza o presente, em contraposição a quem vive de passado ou só pensa no futuro”, comentou o representante do Ministério Público.

O presidente da Câmara Municipal, Gabriel Baierle, ressaltou a satisfação do Legislativo em acompanhar o fortalecimento das políticas voltadas à terceira idade em Toledo. “É uma felicidade muito grande ver as políticas públicas da terceira idade acontecerem, pois temos um carinho muito especial por esse público”, salientando o entusiasmo e a vitalidade dos participantes. “Vocês são o público que mais nos energiza; não cansam nunca, e o programa ‘60+ Cidadania’ é motivo de orgulho para todos os vereadores, que aprovaram o projeto por unanimidade e com celeridade para que se tornasse realidade ainda neste ano”, relatou.

O vereador Chumbinho Silva observou que o programa “60+ Cidadania” está alinhado ao movimento nacional de valorização da terceira idade e representa um avanço nas políticas públicas de Toledo. “O prefeito Mario Costenaro tem tido um cuidado especial com os idosos em sua gestão. Desejo ver essas iniciativas se expandirem e se fortalecerem ainda mais nos próximos anos, quando pretendo me beneficiar delas”, comentou.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Lusineide Clemente Benicio Leal, enfatizou o avanço das políticas voltadas à população idosa em Toledo e a importância da participação social nesse processo. Ela afirma que “é uma alegria ver Toledo pensando a política da pessoa idosa e colocando em prática ações que nasceram dos sonhos e das demandas apresentadas nas conferências municipais”, ressaltando o papel das parcerias com instituições e empresas locais. A conselheira acrescentou que “estas ações permitem que a pessoa idosa seja protagonista, que saia de casa e se insira neste município que tanto está fazendo por ela”, incentivando os participantes a aplicarem os conhecimentos adquiridos nas aulas em suas comunidades.

Lideranças – A cerimônia contou com ampla representatividade institucional. Compuseram a frente de honra o prefeito Mario Costenaro; o vice-prefeito Lucio De Marchi; o deputado federal Dilceu Sperafico;, o promotor de Justiça José Carlos Mendes Filho; a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), Lusineide Clemente Benicio Leal; as secretárias municipais Simone Ferrari (Assistência Social) e Sheila Delava (Desenvolvimento Humano e Social), além dos vereadores Gabriel Baierle e Chumbinho Silva.

Também estiveram presentes os vereadores Olinda Fiorentin, Pedro Varela, Professor Oséias e Professora Marli, além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, instituições de ensino superior, classe empresarial, Núcleo Regional de Educação (NRE), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Pastoral do Idoso, Sanepar, Caixa Econômica Federal e veículos de imprensa.

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.