Início / Política

Samara Martins, do UP, lança pré-candidatura ao Planalto

Vice-presidente nacional do partido foi escolhida pela legenda para corrida eleitoral de 2026.

Samara Martins, do UP, lança pré-candidatura ao Planalto
Foto: Thiago Melo / Reprodução Instagram
Supermercado Copagril
Supermercado Copagril
O UP (Partido Unidade Popular) anunciou no domingo (1º) a pré-candidatura de Samara Martins ao Palácio do Planalto nas eleições de 2026.

A decisão foi tomada pelo Diretório Nacional da legenda, que optou por lançar um nome próprio na disputa presidencial. Segundo o partido, a pré-candidatura integra uma estratégia de ampliação da presença nacional da sigla no próximo ciclo eleitoral.

Samara Martins, 36, é dentista e vice-presidente nacional do partido. Ela atua no Movimento de Mulheres Olga Benário e é coordenadora nacional da Frente Negra Revolucionária.

Segundo a legenda, a campanha terá caráter "socialista e anti-imperialista", com foco no enfrentamento de temas como a desigualdade social, a violência contra as mulheres e o meio ambiente.

A direção nacional do partido informou ainda que o lançamento da pré-candidatura inaugura um calendário de mobilizações políticas em âmbito nacional. A legenda também pretende anunciar, nos próximos meses, pré-candidaturas estaduais para cargos do Executivo e do Legislativo.
Primato
Primato