O Rio Grande do Sul deverá ter chuvas nos próximos dias por conta de uma massa de ar seco e frio impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico Sul, segundo previsão da MetSul Meteorologia.
Entretanto, a empresa afirma que não há motivo de preocupação: “Chover é a condição normal e nesta época do ano costuma chover um ou dois dias por semana.”
Dessa maneira, a chuva dos próximos dias não deverá trazer um repique nas cheias que afetaram o estado nas últimas semanas e que, até este domingo (2), já haviam provocado 172 mortes. “No máximo devem atrapalhar os esforços de limpeza nas áreas que inundaram”, acrescenta a MetSul.
A empresa acrescenta que as regiões que devem registrar maior quantidade de chuva são o centro, o sul e o leste do estado. Nesses locais, o nível de precipitação pode chegar a até 40 milímetros.
O nível do lago Guaíba, que banha a região metropolitana de Porto Alegre, segue em trajetória de queda. Às 14h deste domingo, o nível estava em 3,47 metros. Uma semana antes, às 14h, o nível estava em 4,07 metros. A queda, portanto, foi de 60 centímetros.
O rio dos Sinos chegou ao nível de 4,44 metros na tarde deste domingo e saiu da cota de inundação. Entretanto, outros rios, como o Gravataí e o Jacuí, seguem na cota de inundação. Já o rio Uruguai está na cota de alerta.
Temperaturas
Na segunda-feira (3), a cidade de Porto Alegre deverá ter mínima de 6 e máxima de 14 graus, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas deverão subir gradativamente ao longo dos dias seguintes.
Previsão para Porto Alegre:
- Segunda-feira (3): mínima de 6ºC e máxima de 14ºC
- Terça-feira (4): mínima de 8ºC e máxima de 16ºC
- Quarta-feira (5): mínima de 12ºC e máxima de 20ºC
- Quinta-feira (6): mínima de 14ºC e máxima de 24ºC
Em Pelotas, a segunda-feira deverá começar mais fria, com mínima de 5 graus. Em Caxias do Sul, a mínima prevista é de 2 graus.