Sicredi
Início / Política

Governadores aliados anunciam "consórcio da paz" para tratar de segurança

Proposta do governador do RJ, Cláudio Castro, é que o consórcio seja sediado no estado.

Governadores aliados anunciam
Após reunião com governadores aliados, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL-RJ), anunciou, nesta quinta-feira (30), o lançamento de um consórcio de estados focado na área de segurança pública.

Castro disse que propôs que a sede do consórcio seja no estado do Rio de Janeiro. "Para que a gente possa dividir experiências, soluções, e somar", declarou, em entrevista coletiva.

"Nesse 'consórcio da paz', vamos integrar os estados por todos os meios: contingente, inteligência, apoio financeiro, enfim", disse o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

Na reunião desta quinta, no Rio, também participaram governadores como Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil-GO). Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) se fez presente por videoconferência, e Ibaneis Rocha (MDB-DF) enviou a vice, Celina Leão (PP).

Segundo Jorginho Mello, a ideia é que o consórcio não fique restrito aos estados representados na reunião desta quinta. "Se possível for, os 27 vetos. Se possível for, vamos perseguir para isto", declarou.

Questionado sobre a diferença entre a proposta do consórcio e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da Segurança Pública, Caiado disse que a iniciativa dos estados visa a "integração", especialmente em "momento emergencial".

Sobre a PEC, idealizada pelo Ministério da Justiça, Caiado renovou críticas ao seu conteúdo, dizendo que o "único objetivo" do governo federal com ela é "tirar dos governadores as diretrizes gerais da segurança pública".

"Não temos dificuldade com a integração (com o governo federal), temos dificuldade é pela ausência do governo (federal)", acrescentou.

Comentários

Sistema de comentários em configuração.

Entre em contato conosco para deixar seu comentário.