MDB inicia debate sobre candidatura própria para Presidência em 2026

Ala do partido defende desembarque da frente ampla de Lula e investimento em nomes como o de Helder Barbalho, governador do Pará.
(Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados)

A cúpula do MDB iniciou, nesta semana, debates internos para definir os rumos da legenda em 2026.

A iniciativa ocorre enquanto uma ala do partido defende o desembarque da frente ampla de Lula e a escolha de um nome próprio para a disputa pelo Planalto nas próximas eleições.

Com aval de caciques da legenda, como o ex-presidente Michel Temer, o assunto será promovido em reuniões de diretórios regionais. O quadro de possíveis candidaturas, alianças locais e a elaboração de um plano de governo também farão parte dos debates

As caravanas foram planejadas pelo deputados Baleia Rossi, presidente nacional do MDB, e Alceu Moreira, presidente da Fundação Ulysses Guimarães, ligada à legenda. A coordenação do projeto ficará sob o comando do ex-ministro Aldo Rebelo.

Rossi, que esteve à frente da coordenação da campanha de Ricardo Nunes para a reeleição à Prefeitura de São Paulo, não esconde a preferência pelo protagonismo da legenda no próximo pleito.

Em encontros internos, o presidente do partido tem defendido que a legenda se posicione de forma contrária a polarização.

Na fotografia atual, Helder Barbalho, governador do Pará e aliado de Lula, lidera a lista de presidenciáveis do partido.

A defesa do nome leva em conta o cenário positivo de avaliação da gestão do emedebista, além da projeção política conquistada com a organização da COP30, que será realizada no fim do ano.

Veja também