Data Atual

“Qualquer um tem chance de ganhar do Lula”, diz Bolsonaro sobre 2026

Mesmo inelegível, o ex-presidente afirmou que será candidato na eleição de 2026.
(Foto: Reprodução/CNN)

Para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), “qualquer um tem chance de ganhar” do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2026. O filiado do Partido Liberal ainda avalia que “não há nome na esquerda” e que o petista “não tem substituto”, caso ele resolva não concorrer à reeleição.

“Eu acredito que qualquer um tem chance de ganhar do Lula ano que vem. Você não vê nome na esquerda. Se o Lula se aposentar hoje, não tem um substituo para ele, teria o poste dele que é o Taxad [Fernando Haddad, ministro da Fazenda], ninguém além disso aí, mas não agrega valor eleitoral no Brasil como um todo”, disse Bolsonaro em entrevista a rádio CBN Recife nesta manhã.

Um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, contratado pelo PL e divulgado no dia 18 de fevereiro, revelou que Jair e Michelle Bolsonaro ficariam à frente de Lula em eventuais cenários de segundo turno na eleição presidencial de 2026.

No cenário entre Jair Bolsonaro e Lula, o ex-presidente aparece com 45,1% das intenções de voto, contra 40,2% do atual chefe do Executivo. Já entre Michelle e o petista, a ex-primeira-dama surge com 42,9% e o atual mandatário, 40,5%.

Mesmo inelegível, o ex-presidente afirmou que será candidato na eleição de 2026. Quando questionado sobre um “plano B”, caso ele permaneça impedido de concorrer ao pleito, ele disse:

“Só eu morto, você vai saber quem vai ser o outro candidato. Eu não sendo um candidato é uma negação da democracia. O plano B é Bolsonaro”, disse o ex-chefe do Executivo.

Jair Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A corte entendeu que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação ao fazer uma reunião com embaixadores em julho de 2022 e atacar, sem provas, o sistema eleitoral.

Veja também