As intervenções realizadas pela prefeitura de Marechal Cândido Rondon desde o início do ano de 2017, têm deixado o trânsito mais seguro. Os índices positivos são comemorados pela equipe da Secretaria Municipal de Mobilidade, tanto em se tratando de redução de acidentes, quanto na preservação de vidas.
Apesar do incremento de 74,93% na frota de veículos, que passou de 27.002 veículos em 2009 para 47.235 veículos em 2022, foi registrada significativa redução de 48,03% nos acidentes. Conforme dados oficiais do DETRAN-PR (Departamento de Trânsito do Paraná), de 2009 a 2014 foram 3.399 acidentes, enquanto que de 2017 a 2022 ocorreram 1.766 acidentes.
Outro índice relevante impacta diretamente na vida das pessoas. Isso porque foram registradas 21 mortes no local em virtude de acidentes nos anos de 2009 a 2014, enquanto no período de 2017 a 2022 ocorreram sete mortes. A redução alcança expressivos 66,67%.
Os números foram apresentados oficialmente na manhã desta terça-feira (14), durante reunião do COETRAN (Conselho Executivo de Trânsito) e que contou com as presenças de representantes das forças de segurança, da Acimacar (Associação Comercial e Empresarial), da Ciretran e de veículos de comunicação.
O secretário municipal de Mobilidade, coronel Welyngton Alves da Rosa, frisou os avanços registrados nos últimos seis anos, a partir da determinação do prefeito Marcio Rauber para tornar o trânsito mais seguro. “Obtivemos importantes conquistas nos índices de trânsito. Apesar do expressivo aumento da frota de veículos, houve redução de acidentes e de mortes. O ideal seria um índice zero de mortes, e para isso precisamos que todos, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, se engajem nesse propósito”, mencionou.
O comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar (PM), 1º tenente Paulo Rolon de Lima, destaca haver uma gestão eficiente nas questões do trânsito feitas pela administração municipal, em parceria com a intensificação da fiscalização por parte da PM. “Recentemente, a prefeitura forneceu uma moderna central de videomonitoramento, o que está contribuindo com o trabalho da PM na fiscalização do trânsito”, expôs o comandante.
Pauta
A pauta da reunião do COETRAN esteve formada pela apresentação de novos membros, leituras de requerimentos dos vereadores e de solicitações da comunidade, extensão do binário na rua Sete de Setembro, apresentação das estatísticas de trânsito dos últimos seis anos e apresentação da central de videomonitoramento.
Durante a reunião, também foram analisadas as propostas para fechar alguns cruzamentos e instalar novas rotatórias.
Com Assessoria