Data Atual
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Vale do Taquari (RS) sofre com inundações 2 meses após ciclone devastar a região

Mais de 100 pessoas precisaram ser abrigadas pela Prefeitura de Lajeado (RS).
(Foto: Prefeitura de Lajeado/Divulgação)

Aproximadamente dois meses após a passagem de um ciclone, o Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, volta a ser afetado por temporais e inundações. No sábado (18), o Rio Taquari transbordou, provocando alagamentos nas ruas das cidades da região.

O prefeito de Lajeado, informou que houve registros de descargas elétricas, ventania e queda de granizo. A população da cidade foi orientada a não sair de casa e permanecer em abrigos seguros. Desde a madrugada de sábado (18), a prefeitura tem utilizado caminhões para remover famílias que moram em locais de risco.

Até o momento, a Prefeitura de Lajeado contabilizou 172 pessoas, de 71 famílias, que tiveram suas residências afetadas e estão sendo abrigadas no Parque do Imigrante, mesmo local que recebeu os desalojados pelas chuvas em setembro, durante a passagem do ciclone.

O nível do Rio Taquari alcançou os 24,32m, às 11h deste sábado (18), na região central de Lajeado. A água subiu 44 cm em apenas uma hora.

A chuva de sábado afetou também o município de Roca Sales, onde a prefeitura orientou a população para evacuar as casas.

O nível do Rio Taquari subiu quase 1,5 metros em cerca de duas horas, na manhã de hoje (18), na altura do município de Muçum.

Na idade de Forquetinha, o volume da água bloqueia as pontes da cidade, inclusive o acesso à rodovia federal. A Prefeitura pediu que os moradores não deixem suas casas. A população que reside em áreas de ricos deve fazer contato com a defesa civil em caso de emergência.

Ciclone devastou a região há dois meses
Em setembro, um ciclone extratropical passou pelo Rio Grande do Sul e deixou 50 mortos no estado. O Vale do Taquari foi a região mais afetada, com 16 óbitos na cidade de Muçum e 13 mortes apenas em Roca Sales.

A fortes chuvas atingiram 107 municípios do estado, deixando 5,2 mil desabrigados e mais de 22 mil desalojados. Ao todo, 402.297 pessoas foram afetadas. 943 ficaram feridos.

Em 28 de setembro, uma comitiva de ministros, acompanhados da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, visitou as cidades de Lajeado, Muçum, Estrela e Roca Sales. Na ocasião, foi anunciada a implantação e um escritório do governo federal em Lajeado para atuação na reconstrução do Vale do Taquari.

O governo também lançou uma linha de crédito para os negócios afetados pela passagem do fenômeno meteorológico na região.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou a concessão de empréstimo de R$ 1 bilhão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para auxiliar na recuperação da economia de cidades do Rio Grande do Sul.

Em viagem ao estado, Alckmin anunciou que o governo federal destinaria R$ 741 milhões em recursos para as regiões afetadas pelas chuvas.

Com informações da CNN

Veja também